POR QUE
RESISTIMOS EXPOR E/OU DISCUTIR NECESSIDADES COLETIVAS/
Exemplos como
esse devem ser aplaudidos e copiados...
Essa marcha
- https://www.brasildefato.com.br/…/marcha-das-mulheres-negr…/ - é um belo exemplo de
solidariedade a quem pode menos do que nós, para tornar melhor, também, para
nós os ambientes sociais em que vivemos.
É uma pena
que as compreensões de que os fatos políticos como esses, gerados pelos/pelas
nossos/as ainda não são tão comuns pelo brasil afora como deveriam ser.
Se, além de
se tornarem cada vez mais comuns, também estiverem cada vez mais articulados
entre si de formas cada vez mais relacionadas com as necessidades e
expectativas fundamentais e de destaques comuns nos municípios, na maioria das
regiões de um mesmo estado federativo, e na maioria dos estados federativos
brasileiros..., a partir de então o desejado protagonismo político da etnia
preta brasileira consciente passará a ser cada vez mais notada e considerada
tanto por nós quanto pelos nossos adversários (... ou inimigos?...).
Por quê, a
partir de então, o desejado protagonismo político da etnia preta brasileira
consciente passará a ser cada vez mais notada e considerada tanto por nós
quanto pelos nossos adversários?
A resposta é
que há necessidades fundamentais e comuns a todos que são, rigorosamente, as
mesmas em cada município, em cada região de um mesmo estado, e em cada um dos
estados para a maioria dos brasileiros sem diferenciar ninguém...
Finalmente, quaisquer cabeças minimamente
informada, e que consegue formular opiniões próprias sabem que ESSA MAIORIA É
PRETA É FORMADA POR PRETAS E PRETOS, CONSCIENTES OU NÃO DESSA CONDIÇÃO ÉTNICA...
Portanto,
cabe, respectivamente, a Prefeitos e Vereadores resolverem essas questões
fundamentais e comuns em seus Municípios, a Governadores e Deputados Estaduais
resolverem essas questões fundamentais, comuns e com características próprias
para cada região dos Estados em que governam, e, finalmente, cabe ao Presidente
da República, ao Congresso e ao Senado resolverem o que for de responsabilidade
da alçada Federal ...
Para mim,
fica bastante claro que as necessidades de cada Município, de cada Região de um
mesmo Estado Federativo, e de interesses fundamentais e comuns a todos Estados
Federativos brasileiros, SOMENTE SERÃO ATENDIDAS, SE HOUVER ORGANIZAÇÕES E
ARTICULAÇÕES EM CADA NÍVEL DESSES, E DE ACORDO COM OS INTERESSES ENVOLVIDOS EM
CADA NÍVEL POLÍTICO ADMINISTRATIVO DESSES.
Numa outra
oportunidade, para facilitar pensar, propor e discutir, vou detalhar quais
seriam esses interesses fundamentais e comuns a todos...
Esclareço
aos possíveis leitores dessa postagem que, após dois anos e meio, isto é, do
início de 2015 para cá, na minha opinião, deu para se notar que uma parcela
razoável de pessoas se mostram interessadas em “fazer alguma coisa que
possibilite ir melhorando a vida de outras pessoas mas têm dificuldades,
inclusive, de expor isso em rede e serem mal compreendidas ou desrespeitadas em
seus direitos de darem opiniões pessoais... É preciso que tais pessoas e as
demais saibam que a matéria prima capaz de possibilitar as formações de
inúmeros grupos informais para discutirem assuntos com os quais a maioria
dentro de tais grupos tem afinidade são as exposições de ideias e de propostas
para discussões.
Esse “...
fazer alguma coisa que possibilite ir melhorando a vida de outras pessoas...”,
na minha opinião, nada tem a ver com as ideologias políticas de cada um, mas,
sim, com a ideia de que, em última instância, ESTAMOS AJUDANDO A NÓS MESMOS
TODA VEZ QUE NOS PREOCUPAMOS EM FAZER PELOS OUTROS AQUILO QUE GOSTARÍAMOS QUE
FOSSE FEITO PARA NÓS, SE ESTÍVÉSSEMOS NO LUGAR DELES.
Finalmente é
natural que quaisquer grupos tenham seus líderes, mas tais lideranças somente
serão capazes de zelar por interesses fundamentais e comuns a pessoas e a grupos,
QUANDO EXERCITAM, SEMPRE, SUAS CAPACIDADES DE ABRIREM MÃOS DAS VONTADES E
CONVICÇÕES PESSOAIS, ESTIMULANDO, AOS DEMAIS INTEGRANTES EXPOREM SUAS IDEIAS E
FAZEREM SUAS PROPOSTAS, DEFENDENDO QUE TODAS ELAS SEJAM DISCUTIDAS, QUE
CONCLUSÕES SEJAM TIRADAS E QUE SE CHEGUE A UMA IDEIA OU PROPOSTA QUE SE
DESTAQUE ENTRE AS DEMAIS PELO NÚMERO MAIOR DE INTEGRANTES QUE AS APOIEM ... (L201)
https://www.facebook.com/jateque.teodorocosta/posts/1415307498517349?comment_id=1415858145128951¬if_t=feed_comment¬if_id=1501690500777839
oooooo
INTERESSES FUNDAMENTAIS E COMUNS; Responsabilidades dos Municípios no Brasil
(José
Teodoro Costa)
Teoricamente
todos nós sabemos quais são as obrigações fundamentais a cargo dos municípios,
dos Estados e do Governo Federal, mas na prática, quando sentimos necessidades
de cobrar soluções, nem sempre cobramos tais soluções dos responsáveis
corretos.
As
prefeituras são responsáveis, evidentemente, por manterem as ruas das cidades e
das respectivas vias rurais transitáveis, assim como, também, administrarem os
recursos derivados dos impostos municipais cobrados do seus munícipes. Por
outro lado, também, são responsáveis por administrarem os recursos estaduais e
federais que couberem aos municípios.
Também são
de responsabilidades das prefeituras, entre outras, manterem os postos de
saúde, os prontos socorros, creches, pré-escolas e, em algumas cidades, até
escolas fundamentais e serviços de segurança patrimoniais funcionando.
Quanto aos
vereadores, suas funções básicas é verificar se os prefeitos estão usando os
recursos municipais de formas legais.
Porém, no
Brasil, usualmente, vereadores se tornam “despachantes” dos prefeitos e, muitas
vezes, se aliam a tais prefeitos em prejuízo de suas funções de vereanças em
fiscalizar o bom uso dos recursos financeiros e materiais sob responsabilidades
municipais.
INTERESSES FUNDAMENTAIS E COMUNS
REGIONAIS
Assim, à primeira vista,
tendemos dizer o óbvio; interesses regionais são interesses próprios de cada
região. Tem-se então interesses da Região Norte, da Região Nordeste, da Região
Centro Oeste, da Região Sudeste e da Região.
Quando, porém,
subdividimos cada região dessas, enxergamos dentro da mesma região geográfica
sub regiões com características diferentes entre si.
Vamos tomar como exemplo
o Estado de Minas Gerais quanto ao aspecto econômico.
Neste Estado temos ao
Norte a Região do Jequitinhonha. É uma região, economicamente, pouco
desenvolvida.
Vamos para as suas
regiões do Triângulo Mineiro e Sul de Minas.
São regiões com
expressivo desenvolvimento econômico e, também, submetidas a grandes
influências econômicas do Estado de São Paulo.
Quando tomamos as Regiões
Sudeste e Sul do Brasil, sob os aspectos econômicos e políticos, elas têm,
juntas, grandes influências sobre os demais Estados brasileiros.
Fiz este pequeno
comentário para justificar a proposta de organização do Grupo Matriz Propositor
e Coordenador de Ações Fundamentais e Comuns, estruturado conforme segue.
Como a
proposta para discussões e retiradas de conclusões é que o Grupo Matriz tenha
alcance nacional, e tenha suas ações baseadas em interesses fundamentais e
comuns entre pessoas e grupos que pretenderem interagir entre si, e vierem se
associar a ele, é importantíssimo que se procure fazer tais uniões nessa base.
Procurar
reunir pessoas e grupos em torno de interesses fundamentais e comuns tende
facilitar e tornar mais efetivas as futuras ações feitas em conjunto em cada
município, em cada sub região de um mesmo Estado Federativo e em Estados
diferentes.
Ao mesmo
tempo, também, este é um arranjo de organizações grupais em que grupos
municipais, regionais e estaduais podem se organizar de forma completamente
autônoma em seus respectivos espaços de ações, mas é desejável que tais
organizações civis ajam articuladas entre si, quando tiverem que exigências
comuns regionais comuns, dentro de um mesmo Estado Federativo aos respetivos
Governos Estaduais ou ao Governo Federal.
Essas
autonomias só terão que satisfazer aos interesses fundamentais e comuns fora
dos seus espaços naturais de ações, com o objetivo de pressionar políticos representantes
de regiões dentro de um mesmo Estado Federativo, pressionar os respectivos
Governos Estaduais de um lado e, do outro lado, e deputados federais, senadores
e presidente da república do outro lado, por intermédio de ações articuladas a
favor de decisões que beneficiem sub regiões de um mesmo estado, ou interesses fundamentais
comuns à maioria dos Estados Federativos.
,
INTERESSES FUNDAMENTAIS E COMUNS; Responsabilidades dos Governos Estaduais no Brasil
(José Teodoro Costa)
Teoricamente
todos nós deveríamos sabemos quais são as obrigações fundamentais a cargo dos
Estados, mas na prática, quando sentimos necessidades de cobrar tais soluções,
nem sempre sabemos quais são as obrigações dos governos estaduais no Brasil.
Sob as
responsabilidades desses governos estaduais, entre outras, estão as Seguranças
Públicas, as políticas de Saúdes Públicas preventivas e/ou curativas com
recursos próprios ou em parcerias com o
governo Federal; políticas educacionais desde o pré primário até ao final do
Segundo Grau; sendo que alguns estados, também se responsabilizam por educação
de nível técnico-profissionalizante, por algumas áreas de pesquisas, pelas
construções e/ou manutenções de rodovias estaduais; pelas gestões de recursos
hídricos estaduais e pelos recolhimentos de impostos estaduais. Também são de
responsabilidades das prefeituras, entre outras, manterem os postos de saúde,
os prontos socorros, creches, pré-escolas e, em algumas cidades, até escolas
fundamentais e serviços de segurança patrimoniais funcionando.
Quanto aos deputados
estaduais, suas funções básicas é verificar se os governadores estão usando os
recursos estaduais de formas legais.
Porém, no
Brasil, usualmente, deputados estaduais se tornam “despachantes” dos governadores
e, muitas vezes, se aliam a tais governadores em prejuízo de suas funções de
fiscalizar o bom uso dos recursos financeiros e materiais sob responsabilidades
dos Estados.
INTERESSES FUNDAMENTAIS E COMUNS; Responsabilidades do Governo Federal
Teoricamente
todos nós sabemos quais são as obrigações fundamentais a cargo dos municípios,
dos Estados e do Governo Federal, mas na prática, quando sentimos necessidades
de cobrar soluções, nem sempre cobramos tais soluções dos responsáveis certos.
O Governo
Federal é responsável por cobrar e gerir impostos, taxas e outros recursos
federais e formular políticas de diretrizes públicas nacionais
Com esses
recursos o Governo Federal mantém serviços de saúde pública federais, ensino
público superior em universidades e similares, as três áreas das forças armadas
(aeronáutica, exército, marinha, polícia federal e outras forças de segurança
suplementares), os serviços de fiscalizações federais e todos os ministérios a
quem são delegados poderes de auxiliar ao Governo Federal a governar o País.
Os deputados
federais, são encarregados de legislarem e fiscalizarem os atos do Governo
Federal, além de defenderem os interesses das regiões pelas quais foram eleitos
em seus estados de origem.
Os senadores
são encarregados de defenderem os direitos dos Estados pelos quais foram
eleitos.
Porém, no
Brasil, usualmente, deputados federais e senadores tendem a se tornarem
“despachantes” do Governo Federal e, muitas vezes, se aliam a ele em prejuízo de
suas funções de fiscalizar o bom uso dos recursos econômicos, materiais e
humanos a cargo do Governo Central.
Em algum
momento, queiramos ou não, independentemente, das preferências ligadas aos
gostos sociais, culturais, econômicos, políticos e ideológicos, TODOS NÓS NECESSITAMOS,
BÁSICA E FUNDAMENTALMENTE, DAS MESMAS COISAS...
Então por
que tendemos a resistir em expormos ideias e/ou propostas para discussões
coletivas baseadas em necessidades comuns? ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário