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sábado, 25 de novembro de 2017

INTERESSES FUNDAMENTAIS E COMUNS; A CHAVE QUE REÚNE PESSOAS E GRUPOS DIFERENTES



POR QUE RESISTIMOS EXPOR E/OU DISCUTIR NECESSIDADES COLETIVAS/
Exemplos como esse devem ser aplaudidos e copiados...
Essa marcha -  https://www.brasildefato.com.br/…/marcha-das-mulheres-negr…/ - é um belo exemplo de solidariedade a quem pode menos do que nós, para tornar melhor, também, para nós os ambientes sociais em que vivemos.
É uma pena que as compreensões de que os fatos políticos como esses, gerados pelos/pelas nossos/as ainda não são tão comuns pelo brasil afora como deveriam ser.
Se, além de se tornarem cada vez mais comuns, também estiverem cada vez mais articulados entre si de formas cada vez mais relacionadas com as necessidades e expectativas fundamentais e de destaques comuns nos municípios, na maioria das regiões de um mesmo estado federativo, e na maioria dos estados federativos brasileiros..., a partir de então o desejado protagonismo político da etnia preta brasileira consciente passará a ser cada vez mais notada e considerada tanto por nós quanto pelos nossos adversários (... ou inimigos?...).
Por quê, a partir de então, o desejado protagonismo político da etnia preta brasileira consciente passará a ser cada vez mais notada e considerada tanto por nós quanto pelos nossos adversários?
A resposta é que há necessidades fundamentais e comuns a todos que são, rigorosamente, as mesmas em cada município, em cada região de um mesmo estado, e em cada um dos estados para a maioria dos brasileiros sem diferenciar ninguém...
 Finalmente, quaisquer cabeças minimamente informada, e que consegue formular opiniões próprias sabem que ESSA MAIORIA É PRETA É FORMADA POR PRETAS E PRETOS, CONSCIENTES OU NÃO DESSA CONDIÇÃO ÉTNICA...
Portanto, cabe, respectivamente, a Prefeitos e Vereadores resolverem essas questões fundamentais e comuns em seus Municípios, a Governadores e Deputados Estaduais resolverem essas questões fundamentais, comuns e com características próprias para cada região dos Estados em que governam, e, finalmente, cabe ao Presidente da República, ao Congresso e ao Senado resolverem o que for de responsabilidade da alçada Federal ...
Para mim, fica bastante claro que as necessidades de cada Município, de cada Região de um mesmo Estado Federativo, e de interesses fundamentais e comuns a todos Estados Federativos brasileiros, SOMENTE SERÃO ATENDIDAS, SE HOUVER ORGANIZAÇÕES E ARTICULAÇÕES EM CADA NÍVEL DESSES, E DE ACORDO COM OS INTERESSES ENVOLVIDOS EM CADA NÍVEL POLÍTICO ADMINISTRATIVO DESSES.
Numa outra oportunidade, para facilitar pensar, propor e discutir, vou detalhar quais seriam esses interesses fundamentais e comuns a todos...
Esclareço aos possíveis leitores dessa postagem que, após dois anos e meio, isto é, do início de 2015 para cá, na minha opinião, deu para se notar que uma parcela razoável de pessoas se mostram interessadas em “fazer alguma coisa que possibilite ir melhorando a vida de outras pessoas mas têm dificuldades, inclusive, de expor isso em rede e serem mal compreendidas ou desrespeitadas em seus direitos de darem opiniões pessoais... É preciso que tais pessoas e as demais saibam que a matéria prima capaz de possibilitar as formações de inúmeros grupos informais para discutirem assuntos com os quais a maioria dentro de tais grupos tem afinidade são as exposições de ideias e de propostas para discussões.
Esse “... fazer alguma coisa que possibilite ir melhorando a vida de outras pessoas...”, na minha opinião, nada tem a ver com as ideologias políticas de cada um, mas, sim, com a ideia de que, em última instância, ESTAMOS AJUDANDO A NÓS MESMOS TODA VEZ QUE NOS PREOCUPAMOS EM FAZER PELOS OUTROS AQUILO QUE GOSTARÍAMOS QUE FOSSE FEITO PARA NÓS, SE ESTÍVÉSSEMOS NO LUGAR DELES.
Finalmente é natural que quaisquer grupos tenham seus líderes, mas tais lideranças somente serão capazes de zelar por interesses fundamentais e comuns a pessoas e a grupos, QUANDO EXERCITAM, SEMPRE, SUAS CAPACIDADES DE ABRIREM MÃOS DAS VONTADES E CONVICÇÕES PESSOAIS, ESTIMULANDO, AOS DEMAIS INTEGRANTES EXPOREM SUAS IDEIAS E FAZEREM SUAS PROPOSTAS, DEFENDENDO QUE TODAS ELAS SEJAM DISCUTIDAS, QUE CONCLUSÕES SEJAM TIRADAS E QUE SE CHEGUE A UMA IDEIA OU PROPOSTA QUE SE DESTAQUE ENTRE AS DEMAIS PELO NÚMERO MAIOR DE INTEGRANTES QUE AS APOIEM ... (L201)
https://www.facebook.com/jateque.teodorocosta/posts/1415307498517349?comment_id=1415858145128951&notif_t=feed_comment&notif_id=1501690500777839
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INTERESSES FUNDAMENTAIS E COMUNS; Responsabilidades dos Municípios no Brasil
 (José Teodoro Costa)
Teoricamente todos nós sabemos quais são as obrigações fundamentais a cargo dos municípios, dos Estados e do Governo Federal, mas na prática, quando sentimos necessidades de cobrar soluções, nem sempre cobramos tais soluções dos responsáveis corretos.
As prefeituras são responsáveis, evidentemente, por manterem as ruas das cidades e das respectivas vias rurais transitáveis, assim como, também, administrarem os recursos derivados dos impostos municipais cobrados do seus munícipes. Por outro lado, também, são responsáveis por administrarem os recursos estaduais e federais que couberem aos municípios.
Também são de responsabilidades das prefeituras, entre outras, manterem os postos de saúde, os prontos socorros, creches, pré-escolas e, em algumas cidades, até escolas fundamentais e serviços de segurança patrimoniais funcionando.
Quanto aos vereadores, suas funções básicas é verificar se os prefeitos estão usando os recursos municipais de formas legais.
Porém, no Brasil, usualmente, vereadores se tornam “despachantes” dos prefeitos e, muitas vezes, se aliam a tais prefeitos em prejuízo de suas funções de vereanças em fiscalizar o bom uso dos recursos financeiros e materiais sob responsabilidades municipais.
INTERESSES FUNDAMENTAIS E COMUNS REGIONAIS
Assim, à primeira vista, tendemos dizer o óbvio; interesses regionais são interesses próprios de cada região. Tem-se então interesses da Região Norte, da Região Nordeste, da Região Centro Oeste, da Região Sudeste e da Região.
Quando, porém, subdividimos cada região dessas, enxergamos dentro da mesma região geográfica sub regiões com características diferentes entre si.
Vamos tomar como exemplo o Estado de Minas Gerais quanto ao aspecto econômico.
Neste Estado temos ao Norte a Região do Jequitinhonha. É uma região, economicamente, pouco desenvolvida.
Vamos para as suas regiões do Triângulo Mineiro e Sul de Minas.
São regiões com expressivo desenvolvimento econômico e, também, submetidas a grandes influências econômicas do Estado de São Paulo.
Quando tomamos as Regiões Sudeste e Sul do Brasil, sob os aspectos econômicos e políticos, elas têm, juntas, grandes influências sobre os demais Estados brasileiros.
Fiz este pequeno comentário para justificar a proposta de organização do Grupo Matriz Propositor e Coordenador de Ações Fundamentais e Comuns, estruturado conforme segue.


Como a proposta para discussões e retiradas de conclusões é que o Grupo Matriz tenha alcance nacional, e tenha suas ações baseadas em interesses fundamentais e comuns entre pessoas e grupos que pretenderem interagir entre si, e vierem se associar a ele, é importantíssimo que se procure fazer tais uniões nessa base.
Procurar reunir pessoas e grupos em torno de interesses fundamentais e comuns tende facilitar e tornar mais efetivas as futuras ações feitas em conjunto em cada município, em cada sub região de um mesmo Estado Federativo e em Estados diferentes.
Ao mesmo tempo, também, este é um arranjo de organizações grupais em que grupos municipais, regionais e estaduais podem se organizar de forma completamente autônoma em seus respectivos espaços de ações, mas é desejável que tais organizações civis ajam articuladas entre si, quando tiverem que exigências comuns regionais comuns, dentro de um mesmo Estado Federativo aos respetivos Governos Estaduais ou ao Governo Federal.
Essas autonomias só terão que satisfazer aos interesses fundamentais e comuns fora dos seus espaços naturais de ações, com o objetivo de pressionar políticos representantes de regiões dentro de um mesmo Estado Federativo, pressionar os respectivos Governos Estaduais de um lado e, do outro lado, e deputados federais, senadores e presidente da república do outro lado, por intermédio de ações articuladas a favor de decisões que beneficiem sub regiões de um mesmo estado, ou interesses fundamentais comuns à maioria dos Estados Federativos.
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INTERESSES FUNDAMENTAIS E COMUNS; Responsabilidades dos Governos Estaduais no Brasil
(José Teodoro Costa)
Teoricamente todos nós deveríamos sabemos quais são as obrigações fundamentais a cargo dos Estados, mas na prática, quando sentimos necessidades de cobrar tais soluções, nem sempre sabemos quais são as obrigações dos governos estaduais no Brasil.
Sob as responsabilidades desses governos estaduais, entre outras, estão as Seguranças Públicas, as políticas de Saúdes Públicas preventivas e/ou curativas com recursos próprios ou em parcerias  com o governo Federal; políticas educacionais desde o pré primário até ao final do Segundo Grau; sendo que alguns estados, também se responsabilizam por educação de nível técnico-profissionalizante, por algumas áreas de pesquisas, pelas construções e/ou manutenções de rodovias estaduais; pelas gestões de recursos hídricos estaduais e pelos recolhimentos de impostos estaduais. Também são de responsabilidades das prefeituras, entre outras, manterem os postos de saúde, os prontos socorros, creches, pré-escolas e, em algumas cidades, até escolas fundamentais e serviços de segurança patrimoniais funcionando.
Quanto aos deputados estaduais, suas funções básicas é verificar se os governadores estão usando os recursos estaduais de formas legais.
Porém, no Brasil, usualmente, deputados estaduais se tornam “despachantes” dos governadores e, muitas vezes, se aliam a tais governadores em prejuízo de suas funções de fiscalizar o bom uso dos recursos financeiros e materiais sob responsabilidades dos Estados.

INTERESSES FUNDAMENTAIS E COMUNS; Responsabilidades do Governo Federal
Teoricamente todos nós sabemos quais são as obrigações fundamentais a cargo dos municípios, dos Estados e do Governo Federal, mas na prática, quando sentimos necessidades de cobrar soluções, nem sempre cobramos tais soluções dos responsáveis certos.
O Governo Federal é responsável por cobrar e gerir impostos, taxas e outros recursos federais e formular políticas de diretrizes públicas nacionais
Com esses recursos o Governo Federal mantém serviços de saúde pública federais, ensino público superior em universidades e similares, as três áreas das forças armadas (aeronáutica, exército, marinha, polícia federal e outras forças de segurança suplementares), os serviços de fiscalizações federais e todos os ministérios a quem são delegados poderes de auxiliar ao Governo Federal a governar o País.
Os deputados federais, são encarregados de legislarem e fiscalizarem os atos do Governo Federal, além de defenderem os interesses das regiões pelas quais foram eleitos em seus estados de origem.
Os senadores são encarregados de defenderem os direitos dos Estados pelos quais foram eleitos.
Porém, no Brasil, usualmente, deputados federais e senadores tendem a se tornarem “despachantes” do Governo Federal e, muitas vezes, se aliam a ele em prejuízo de suas funções de fiscalizar o bom uso dos recursos econômicos, materiais e humanos a cargo do Governo Central.
Em algum momento, queiramos ou não, independentemente, das preferências ligadas aos gostos sociais, culturais, econômicos, políticos e ideológicos, TODOS NÓS NECESSITAMOS, BÁSICA E FUNDAMENTALMENTE, DAS MESMAS COISAS...
Então por que tendemos a resistir em expormos ideias e/ou propostas para discussões coletivas baseadas em necessidades comuns? ...

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