Páginas

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Racismos Institucional e Estrutural




RACISMO E RACISTA - VIA ÚNICA
Roquildes Ramos e José Teodoro Costa

Nossa arma nem é resumo nem oposição à ideia de o que representam os racistas.
Mas, o racismo é muito maior que qualquer soma de racistas possíveis. Portanto, combater os racistas ou alguns deles, não é o mesmo que lutar contra o racismo.
O racismo é um modelo de Poder econômico e político, soberanamente capitalista, que explora alguns grupos étnicos, e é pautado pela supremacia institucional dos brancos.
Já os racistas, não por acaso, quase todos brancos e brancas, uma vez que há os racistas fruto de certas pigmentações da epiderme clareada, são os beneficiados pelos privilégios diretos permitidos pela ideologia racista.
Isso independe se os privilegiados têm consciência ou não desse processo, ou mesmo, se lutam contra a tais políticas do racismo institucional.
Portanto, qual o nosso lugar nessa consciência histórica, no que se refere a luta no combate ao racismo, quando, não raro, temos feito alianças estratégicas com os beneficiários do racismo, ao tempo que somos também utilizados pelos mesmos para negar que sejam racistas? ...
É importante deixar claro que há uma grande diferença entre ser racista, ou seja, beneficiários das políticas institucionais do racismo, e a injúria racista; esta injúria é uma tipificação criminal de natureza penal.
Creio que tal confusão tem nos feitos coniventes com os beneficiários do racismo, enquanto alguns deles fingem não serem racistas, quando dizem que são contra tais privilégios.

Contudo, ser contra o racismo não significa não se beneficiar das estruturas e das instituições criadas pelo racismos, uma vez que ter ou não privilégio não é uma escolha, mas, sim, parte integrante da natureza do racismo eurocêntrico histórico.

Nenhum comentário:

 

Web Tracking
Já visitaram...