Páginas

domingo, 12 de abril de 2015

Projeto "Negritude na Rua", Integrantes, Categorias e Suas Funções

 Projeto “Negritude na Rua; Grupo Matriz, Seus Colaboradores e Suas Funções
José Teodoro Costa

Nessa parte do trabalho que projetamos fazer junto com outros companheiros já é inadiável alguns detalhamentos de funções no Projeto “Negritude na Rua”.
Comecemos pelas figuras de Voluntários Colaboradores e as funções que desempenharão dentro deste Projeto.
A categoria de Voluntários Colaboradores será composta por Fundadores, Multiplicadores e Organizadores de Grupos.

Pode-se iniciar o Projeto em questão usando essa configuração mínima de organização, para se trabalhar em quaisquer níveis espaciais, sejam eles ruas, bairros, cidades,  regiões etc.
Por outro lado, para satisfazer diferentes peculiaridades geográficas, sociais, culturais etc., essa configuração mínima também servirá de modelo para se criar outros modelos de organizações mais adequados aos ambientes em que esse projeto precisar de adaptações para ser implantado.

Fundadores:
         São aqueles Colaboradores Voluntários que aderiram à proposta de organizar o “Núcleo de Discussões Propositivas”, subordinados ao Fórum “Intelectualidade Afro-brasileira – I.A.”.
         A função dos Fundadores é fomentar ideias, apresentar propostas, discutir tais propostas, tirar conclusões e estabelecer metodologias de trabalhos capazes de auxiliarem nas orientações com focos no objetivo principal desse “Núcleo” que é superar as interdições que o Racismo Institucional impõe aos interesses dos adeptos da Negritude sob as mais variadas formas. Sabemos que essas interdições tendem a destruir de formas repetidas a construção do protagonismo político das lutas negras antirracistas no Brasil, quando impedem a livre circulação de informações entre os pobres no Brasil, e essa maioria é negra ou tem fortes características hereditárias africanas.
Multiplicadores:
         São todos aqueles futuros Voluntários Colaboradores que vão aderir ao “Núcleo”, por intermédio de convites de cada Voluntário Colaborador Fundador, mediante alguns critérios que ainda serão definidos em comum acordo entre os fundadores.
         Os Multiplicadores terão a função de “garimpar” e orientar os Organizadores de Grupos, segundo as orientações aprendidas nas Metodologias organizadas pelos Fundadores, modificadas em discussões com esses mesmos Multiplicadores, metodologias estas ainda sujeitas a adaptações, de acordo com as experiências já obtidas pelo Projeto “Negritude na Rua”.
Organizadores de Grupos:
         São todos aqueles futuros Voluntários Colaboradores do “Núcleo” que vão aderir ao Projeto “Negritude na Rua”, mediante convites de cada Multiplicador.
         Esses Organizadores de Grupos terão a função de promover reuniões diretamente com os interessados, em local de fácil acesso. Tais reuniões ocorrerão com assistência de pelo menos três(03) Organizadores de Grupos, onde hum(01) se encarregará da Coordenação dessa reunião e dois(02) serão seus auxiliares.
Como a reclamação atual é que “os movimentos negros brasileiros não se unem”, sugere-se que a preocupação maior na implantação deste Projeto seja estrutura-lo dentro de uma perspectiva de obter, tanto quanto possível, unidades de objetivos à medida que as atividades do Projeto “Negritude na Rua” forem avançando.
Nessa perspectiva de construção de união, Fundadores, Multiplicadores e Organizadores de Grupos devem priorizar nunca perder quaisquer contextos que possibilitem destacar a necessidade de priorizar aqueles interesses capazes de satisfazer ao maior número de pessoas possível; seja qual for a amplitude em que se faça o encontro. Em contrapartida e nas mesmas condições em que se procurar construir a unidade, também se procura desestimular vaidades pessoais e grupais, uma vez que tais vaidades desfavorecem amplamente quaisquer construções de unidades também em quaisquer níveis.
Sugestão de leitura complementar:

3 comentários:

Thaira disse...

Se faz sim necessário fortalecer entre nós uma relação comunicação, pra ser trabalhando diversas
Estratégias, e de de que forma planejar pra construir essas proposta pra ser estabelecer em diversas esfera de espaço social. Pra conseguir quebra esse racismo Institucional. Quero está participando pra aprender novas ferramentas ideias e ir para luta fazer nossos Direitos ser conquistados.

Unknown disse...

Para atingirmos objetivos comuns, é de fundamental importância a busca da UNIDADE!
O Quilombo Político Cultural ACOTIRENE -RS.( de inspiração Quilombista)), realiza uma atividade econômica cultural,denominada:PONTO DE CULTURA POPULAR ITINERANTE SANKOFA.
Trata-se de uma Feira de Artesanato na qual, independentemente das vendas das Artesãs, trabalhamos valores da Cidadania.
EM LOCAIS PÚBLICOS, através das músicas,da leitura de textos, de poesias, apontamos a participação da COMUNIDADE NEGRA na construção material, imaterial e simbólica do Brasil; Questionamos o Racismo Institucional, a exclusão e a marginalização da COMUNIDADE NEGRA, nos espaços de PODER E MANDO.
Estamos projetando, a partir de Janeiros, convidar outros Grupos a participarem do evento.
Pergunta!
Podemos usar a nominação de: "NEGRITUDE NA RUA?
Abraço, Quilombista, fraterno.

José Teodoro Costa disse...

Waldemar Pernanbuco; esteja à vontade para usar a nominação "NEGRITUDE NA RUA".

 

Web Tracking
Já visitaram...