Páginas

domingo, 20 de janeiro de 2013

Novas Contribuições Negras à Tecnologia Ocidental


Dra. PATRICIA E. BATH - Harlem - Nova Iorque – EUA
Em 1981, o Dra. Bath inventou a sonda Laserphaco para cirurgia de catarata. Foi uma pesquisa de estudos tão avançada , que ela levou vários anos para que ela pudesse aperfeiçoá-la e pedir uma patente, que recebeu em 1988. Ela também tem patentes de invenção em Japão, Canadá e maioria dos países Europa. É a técnica de cirurgia de olho a laser mundialmente tão importante hoje em dia.


Ursula Burns.  Americana, Engª Mecânica. Quando ela entrou  na Xerox em 1980 como estagiária de engenharia mecânica, a empresa era líder no mercado de fotocópia global. Quando ela mais tarde assumiu funções no desenvolvimento de produtos e planejamento, a empresa garantiu sua posição de liderança nas tecnologias de documentos digitais. De 1992 a 2000. liderou equipes de criações de vários negócios, incluindo os negócios de impressão colorida e de outros produtos de escritórios para impressão em redes de copiadoras. Em 2010 chegou a Presidente Executiva-Chefe da Xerox, Diretora do Conselho responsável pela reforma do sistema educacional  dos EUA em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática   e o Presidente Barack Obama a nomeou Vice-Presidente do Conselho de Exportação da Presidência.



Elijah McCoy (1844 - 1929). Americano. Invenção. Lubrificante do motor a vapor. formou-se engenheiro e adquiriu 57 patentes nos Estados Unidos.  Ficou famoso por inventar um lubrificador automático para locomotivas e motores a vapor – como os barcos – e permitiu assim que esses trabalhassem mais rápido.


Lonnie G. Johnson (1949 –). Americano.  Engenheiro e inventor criou o brinquedo SuperSoaker, fundou sua própria firma de engenharia que acabou sendo comprada pela Hasbro. O SuperSoaker foi o brinquedo mais vendido entre 1991 e 1992 e gerou mais de U$ 200 milhões em vendas no varejo.  Desenvolveu também novas tecnologias energéticas, incluindo novos tipos de baterias recarregáveis, usinas de energia solar e geradores de energia térmica oceânica.


Sarah E. Goode (1850 - 1905). Americana. Inventou a cama dobrável.  Foi a primeira mulher afro-descendente a ter uma patente concedida pela EUA Trades Mark por sua invenção de uma cama dobrável, em 14 de julho de 1885. Liberta ao final da guerra civil americana, Goode se mudou para Chicago e tornou-se uma empresária, dona de uma loja de móveis. Seus clientes muitas vezes queixavam-se que não tinham muito espaço para as camas em seus apartamentos, e assim, com essa idéia Goodie criou um projeto do que hoje conhecemos como cama-dobrável.


Senhora C. J. Walker (1867 - 1919).  Americana.  Invenção: Loção de crescimento capilar. Para industrializar sua invenção criou a CJ Walker Manufacturing Company.  Tornou-se a primeira mulher afro-descendente milionária na América.


Americano.  Era engenheiro elétrico. Foram vários os seus inventos. Porém sua invenção mais notável foi um sistema de comunicação elétrica que permitiu a comunicação entre maquinistas. Este dispositivo ajudou a reduzir acidentes envolvendo comboios ferroviários.

NOTA: No fim deste blogue  - em "postagens mais antigas" - tem o linque "O Ocidente esconde que..." onde tem mais evidências da genialidade negra escondida...


Nenhum comentário:

 

Web Tracking
Já visitaram...