Páginas

domingo, 21 de janeiro de 2018

NÃO TER PARTIDO NEGRO NO BRASIL; INCOMPETÊNCIA NOSSA OU BIRRA BRANCA? (Roquildes Ramos) Sabedoria? Certamente, não podemos reivindicar sabedoria como um patrimônio nosso, posto que, numa conjuntura econômica e política onde ainda a nossa realidade humana é pior que qualquer outra humanidade brasileira. Claro que não esqueci dos índios, mas, nós podemos falar por eles, talvez, alguns entre nós mais sábios sentencie que sim. Para mim, saudoso dos tempos em que, de alguma forma, tínhamos uma identidade de militância pragmática sobre os racismo, onde não só vivíamos de sonhos e promessas, pois, eram soldados de uma militância aguerrida, não resta dúvida de que tínhamos muitas ações. Eu também contribui e contribuo com os partidos de esquerda brancos, mas, não posso negar que estes e suas lideranças só querem de nós nosso sangue e nossos votos. 54% da população preta e parda. E daí que nos em pleno século XXI ainda não somos capazes de nem mesmo criar um partido negro, ainda que não seja "puro" nem "santo". E nesse terror real, será que é incompetência nossa ou birra branca? Sim, não me aventuro a responder. Mas, não posso negar que tenho um filho de 12 anos e que a qualquer momento me imporá essa pergunta, por quem LUTAR? E verá inegavelmente a contradição, pai preto votando num projeto de partido branco. E mesmo que eu diga que os pretos e pretas desses partidos nos representam, ele sabe que não é a mesma coisa se nossa sabedoria estivesse toda concentrada num partido de pretos e por nós. Portanto, se nem mesmo um partido negro incompleto somos capazes de construir, talvez estejamos crentes de que servir aos brancos de quinta categoria seja a nossa "cidadania".

Nenhum comentário:

 

Web Tracking
Já visitaram...