Páginas

sexta-feira, 8 de março de 2013

NEGRAS CIENTISTAS

Evelyn Boyd Granville. Americana, Ph.D. em Matemática, Professora Universitária, prestou serviços de  consultoria em Matemática Aplicada para o NATIONAL BUREAU OF STANDARDS e trabalhou na IBM prestando serviços como programadora para a NASA.


Marjorie Joyner Stewart. Americana, Formou-se em Cosmetologia em 1916. Em 1919 tornou-se supervisora de mais de 200 lojas beleza nos Estados Unidos. Em 1928  aprimorou a forma de fazer ondulações permanentes em cabelos étnicos criando a "Máquina de ondulação permanente."  Esta máquina foi criada conectando 16 varas para um único cabo elétrico dentro de uma capa de secagem padrão.


Bessie Blout Griffin. Americana. Formou-se em Fisioterapia e direcionou grande parte da sua capacidade inventiva para desenvolver um aparelho que ajudasse na alimentação de pessoas que não eram capazes de usar seus membros para alcançar suas bocas. Assim desenvolveu o "Suporte Receptáculo portátil". Consistia num tubo ligado a uma bacia ou um prato, que por sua vez estava ligado a uma cinta que o paciente poderia usar em volta do pescoço.  Esse equipamento dava autonomia aos amputados (sem mãos) para se alimentarem em seu próprio ritmo e sem ajuda. Em 24 de abril de 1951, ela recebeu sua primeira patente dos EUA, No. 2550554.  Mais tarde  os direitos de uso do seu invento foi adquirido pelo Governo Francês e usado em seus hospitais militares que cuidavam de militares lesionados em campos de batalha na 2ª Guerra Mundial Graças às suas experiências profissionais ela ainda trabalhou na Scotland Yard a partir de1977, como cientista forense na década de 1990. Aposentou-se virou consultora na autentificação de documentos para Museus e em investigações policiais.


Valerie Thomas. Americana. Graduou-se na Morgan State University em Física. Dedicou-se à eletrônica e seus estudos abriu caminhos para a atual tecnologia 3D. Atualmente, a Dra. Thomas goza sua aposentadoria  como ex-funcionária da NASA depois de receber inúmeros prêmios por seus serviços. Um prêmio chamado Prêmio GSFC (Goddard Space Flight Center) de Mérito e também da NASA Medalha de Igualdade de Oportunidades foram ambos dado a ela por ser excelente em seu campo. Aposentou-se em 1995.


Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher estamos visibilisando alguns nomes  de cientistas negras. Nos próximos dias publicaremos mais nomes.

 

Web Tracking
Já visitaram...